central de agendamento

  16 3946-8300

  16 99766-3972

Das 07h às 19h

Notícias » Ecocardiografia na Ser Imagem

« VOLTAR


11/04/2018

Ecocardiografia é um teste não invasivo que usa ondas de ultrassom para criar imagens do coração e dar ao médico informações sobre o tamanho, forma e funcionamento do coração. O teste também pode identificar áreas do músculo cardíaco que não estão contraindo normalmente devido ao pouco fluxo de sangue e lesão de ataques cardíacos anteriores.    

A Ecocardiografia pode detectar possíveis coágulos de sangue dentro do coração, acúmulo de líquido no pericárdio e problemas na principal artéria que carrega sangue rico em oxigênio para o coração, a aorta. O exame também pode averiguar:

- Se os músculos cardíacos que estão fracos e não bombeiam corretamente;

- Problemas nas válvulas cardíacas; 

- Anormalidades na estrutura do coração;

- Como o coração responde a certos tratamentos, como para a insuficiência cardíaca;

Há vários tipos de Ecocardiografia, todas usam ondas de som para criar imagens do coração e não envolvem radiação.

A Ecocardiografia Transtorácica é a mais comum. Um aparelho chamado transdutor é posicionado no peito do paciente e à medida que as ondas de ultrassom batem nas estruturas do coração são convertidas em imagens.

A Ecocardiografia sob estresse é realizada com o paciente se exercitando ou tomando um medicamento (ministrado pelo médico) para que o coração bata mais forte e rápido. Alguns problemas cardíacos, como doença na artéria coronária, são mais fáceis de diagnosticar nestas condições de maior esforço ou estresse.

A Ecocardiografia Transesofágica é realizada com um transdutor acoplado no final de um tubo flexível que é introduzido pela boca e guiado até o esôfago para se obterem imagens mais detalhadas do coração.

Fonte: